Blog

FORNECIMENTO DE ONPATTRO (PATISIRANA SÓDICA) PARA TRATAMENTO DO FÍGADO:

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e compõe o nosso sistema digestivo.

Ele é a maior glândula que encontramos no corpo humano, e tem algumas funções específicas, por exemplo, na liberação de secreções e endócrinas, liberando substâncias no sistema linfático e sanguíneo. Ou seja, o rim tem a função de filtrar substancias prejudiciais do sangue de cada um.

No fígado também é produzido uma proteína chamada TRANSTIRRETINA (TTR), que tem a função de transportar pelo nosso organismo a tiroxina, o hormônio da tireoide, e a Vitamina A.

Quando acontece uma má formação da transtirretina (TTR), ela passa a formar fibras amilóides, que se aglomeram em diferentes tecidos e órgãos do corpo, provocando uma doença conhecida como AMILOIDOSE HEREDITÁRIA MEDIADA POR TTR.

Tal doença é considerada RARA, atingindo cerca de 2,3 pessoas a cada 100mil habitantes.

Um dos grandes problemas encontrados, é que os sintomas da doença podem aparecer apenas nas fases mais avançadas, momento em que os rins, coração e o próprio sistema nervoso central são atingidos.

Em alguns casos, é necessário a instalação de MARCA-PASSO. Em outros, aparecem também problemas gastrointestinais, podendo ainda, quando atingido o sistema nervoso, o paciente perder sua força muscular, sendo necessário em estágios mais avançados o uso de cadeira de rodas, cadeira de banho, etc.

Antes os transplantes de fígado eram a principal alternativa para casos graves da doença, já que o órgão é responsável por sintetizar 98% da proteína ingerida.

Ocorre que um NOVO medicamento, chamado ONPATTRO, foi aprovado pela ANVISA em 2020, trazendo esperança para os pacientes acometidos pela AMILOIDOSE HEREDITÁRIA mediada por TTR.

Portanto, caso seu médico especialista de confiança entenda e justifique que a medicação seria a melhor forma de tratamento, procure seu plano de saúde ou o SUS através das Unidades Básicas de Saúde (“postinhos”) ou na Secretaria da Saúde do município para fornecimento, apresentando toda a documentação médica necessária.

No entanto, pelo alto custo do medicamente, que pode ultrapassar 100 mil reais, é comum que ocorra a negativa em seu fornecimento, sendo necessário que o paciente busque auxílio de um advogado especialista.

O artigo 10 da Lei 9.656/98, que rege os planos de saúde, é claro sobre o tema e determina que todas as doenças listadas na Classificação Internacional de Doenças, como é o caso da amiloidose hereditária mediada por TTR, tenham cobertura assegurada. Isso significa que o tratamento deve ser realizado sem questionamento, desde que demonstrado sua segurança e eficácia no caso concreto.

Portanto, não caia em armadilhas, proteja sua saúde, procure sempre um advogado especialista para que seus direitos sejam assegurados.

ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO LINK DE WHATSAPP OU DEIXE SEU CONTATO, RETORNAREMOS O MAIS BREVE POSSÍVEL.